BRAINSTORM E SCAMPER JUNTOS NA INOVAÇÃO EDUCACIONAL


Em uma OT (Orientação Técnica) de Química com a Profa Dra Adriana Moellmann (Oceanógrafa), tive a oportunidade de conhecer  e aplicar o conceito de Brainstorm que nada mais é que a própria tradução da palavra, onde "brain" é cérebro e "storm" tempestade ou seja uma tempestade cerebral ou tempestade de idéias.

O brainstorming pode ser usado em dinâmicas de grupo como uma técnica para resolver problemas específicos, desenvolver novas idéias ou projetos, além de testar e explorar a criatividade do pensamento.

Vou contar pra vocês que a partir daquele momento, considero uma ferramenta especial para muitas tarefas, pois quando estou só não faço dinâmicas em grupo, então aplico de maneira a desenvolver novas idéias, esclarecê-las ou melhorá-las. Realmente foi e é algo muito bom.

Estava pesquisando na rede e me deparei com uma publicação em uma página no facebook super bacana Alquimia e Consultoria sobre uma ferramenta que se chama scamper  que funciona como um guia para o empreendedor realizar uma sessão de brainstorm com seus funcionários visando melhorias e idéias inovadoras mas, é claro, muito mais elaborado e interessante.


Acredito que pode ser utilizado não só em empresas mas em outras situações em que se faz necessário o desenvolvimento de idéias e projetos. 

Para quem trabalha em sala de aula é uma ferramenta de bom uso educacional  visto que trabalhamos sempre com esclarecimentos, melhorias, visando o  aprimoramento e inovação educacional. Ao meu ver o scamper pode ser interessante  para o planejamento de aulas, atividades, projetos, reuniões pedagógicas, feiras culturais etc...

O Scamper conhecido em português como Scamcea, parte da premissa de que não é preciso ser um gênio criativo para imaginar novos produtos e serviços. Qualquer um pode ajudar e é importante que todos em uma empresa possam utilizar a ferramenta.


Ao final deste artigo, assim como nele, vocês encontrarão os links para acessar a página do movimento empreenda e entender melhor o que é o scamper e lá fazer o download gratuito em pdf do artigo e poder utilizá-lo da maneira que for conveniente para suas necessidades profissionais.

Sem fins lucrativos, apenas quis compartilhar com vcs!

Abraço a todos.





Agradecimentos e créditos:

Adriana Tavernari Moellmann - Profa Dra Oceanógrafa que me incentivou a continuar com o uso dos Blogs como ferramenta educacional nas situações de aprendizagem.

Prof Marcelo Nakagawa - coordenador do centro de empreendedorismo do INPER

http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/04/ferramentas-scamper-tecnica-de-geracao-de-ideias-018.html
https://www.facebook.com/AlquimiaConsultoria
http://cmsempreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2012/05/18/ME_Layout_das_Ferramentas_SCAMPER.pdf
http://www.significados.com.br/brainstorming/

Acesse também nossas páginas no facebook:
Profa Shotoko - facebook
Dicas de Química - facebook

No comments: