Situação de aprendizagem - Concentração e sua importância na sociedade atual

Concentração é o termo que utilizamos para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução.
As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, etc.

Uma solução é uma mistura homogênea entre soluto e solvente. De acordo com Russell (1994), as propriedades de uma mistura são uma combinação de propriedades individuais de seus componentes, já para Humiston & Brady (2002), tal combinação das substâncias presentes na mistura tem efeitos marcantes, conforme as variações das propriedades físicas e químicas das mesmas.

Uma solução pode ser classificada quanto ao estado físico (sólidas, líquidas e gasosa), quanto à natureza das partículas dispersas (iônicas e moleculares) e quanto à proporção entre soluto e solvente (insaturada - diluída ou concentrada - saturada - com ou sem corpo de fundo - e supersaturada.

As águas naturais são imensas soluções aquosas. Sendo assim, a água na natureza não se encontra quimicamente pura, e se pensarmos em água tratada devemos lembrar que esse tratamento envolve diversas etapas para que se torne adequada ao consumo humano, atendendo a requisitos estéticos tais como cor, sabor, odor, aspecto, enfim, sendo própria para beber.

Atualmente, grandes problemas estão afetando o suprimento de água, como a poluição dos rios, lagos e lençóis freáticos por resíduos industriais, agrícolas e humanos, além da contaminação por micro-organismos e podem causar sérios danos á saúde.

Outro dos problemas é a poluição de ambientes aquáticos o que diminui e até mesmo acaba com a solubilidade do oxigênio na água.

Portanto entender o significado de concentração, bem como reconhecer as diferentes maneiras que a sociedade tem usado para expressá-la, passa a ser um conteúdo relevante para a humanidade.

Nesta situação de aprendizagem abordaremos o contexto de soluções em uma atividade virtual.


Caros alunos,




Vocês irão realizar as atividades em formulários do google docs.


Clique aqui para ser direcionado.









Bons Estudos!!!!

Abraços,
Profa Adriana Shotoko

No comments: